Database Sample: Música/Shows
Aqui foi criado um exemplo de banco de dados sobre detalhes de artistas e shows realizados. Existem tabelas com informações relacionadas aos locais onde os shows acontecem, detalhes dos artistas, álbuns lançados, músicas e suas durações, assim como há os valores gastos com cada show inserido.
O esquema do banco de dados é o seguinte:

Foram criados três esquemas diferentes para que o conteúdo seja organizado de uma forma mais clara.
[Core] – onde são armazenados os objetos que poderão ser utilizados em diferentes áreas do sistema (futuras tabelas que serão criadas e compartilhadas por aqui).
[Musica] – onde são armazenados os objetos do tópico, como por exemplo os artistas, seus álbuns, as músicas de cada álbum (com suas durações), os detalhes sobre os shows que acontecerão, etc.
[UserView] – onde são armazenadas as views criadas no banco de dados, pensando na facilitação da busca por views criadas por usuários.
Todas as tabelas do banco de dados são temporais – por isso existem os campos Inicio e Fim – e tem os dados versionados, não sendo perdida nenhuma informação.

Outro detalhe importante, todos os objetos criados estão documentadas usando as Extended Properties do SQL Server. Foi feita a documentação dos esquemas, das tabelas, das colunas, das views, etc.

Para ver tais propriedades, basta o usuário consultar os dados desejados usando a DMF (Dynamic Management Function) sys.fn_listextendedproperty ou usar a tabela sys.extended_properties.
Abaixo você encontra os scripts usados na criação do banco de dados, sendo possível criar todos os objetos em ambiente próprio ou modificar os campos conforme necessário:
DbConcertCriarBanco.sql | script com a criação de todos os objetos do banco de dados. |
DbConcertInsert.sql | script com exemplos de insert nas tabelas do banco. |
DbConcertUserView.sql | script com exemplos de criação de views. |
DbConcertQueryExtendedProperties | script com exemplos de consulta as Extended Properties dos objetos. |